Francinaldo
Guedes acredita que nota foi injusta com outros candidatos.
Estudante
mencionou o aniversário dele na prova.
Ao acessar o
espelho da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, o
estudante paraibano Francinaldo Guedes Pereira, de 16 anos, descobriu que tirou
600 pontos na redação mesmo após ter escrito uma brincadeira sobre a data do
aniversário dele. Para Francinaldo, a nota que lhe foi atribuída não foi justa
com outros candidatos que se dedicaram mais que ele.
Na redação,
o adolescente escreveu: "Esse tipo de propaganda no Brasil é permitido,
são proibidos em alguns países porque a propaganda infantil é vista como
atração de crianças a despertarem um querer pelo produto proposto. Que tem essa
finalidade porque é meu niver". O aniversário dele foi no mesmo dia da
prova, 9 de novembro.
Francinaldo
teve cada uma das cinco competências que são avaliadas no Enem pontuadas com a
mesma nota: 120 pontos. A nota máxima em cada competência é 200 pontos (veja
quais são elas mais abaixo).
O
adolescente afirmou que a frase que ele incluiu na redação deveria ser motivo
suficiente para que ela fosse anulada, uma vez que no edital do exame consta
que a redação “que apresente parte do texto deliberadamente desconectada com o
tema proposto” será considerada nula.
O
adolescente disse que fez o Enem no ano passado apenas para testar os
conhecimentos, porque está cursando o 3º ano do ensino médio apenas neste ano.
O estudante acredita que vários outros erros em redações possam ter passado
despercebidos pelos corretores. "Dentre milhões de redações há poucos
corretores. Sendo passado despercebido esse meu erro, é quase certeza ter erros
em todas as edições do exame", disse o garoto.
Francinaldo,
que mora no município de Aguiar, no Sertão da Paraíba, explicou que vai levar o
Enem a sério em 2015 e não vai repetir a brincadeira. Ele ainda não tem certeza
do curso que quer fazer, mas está pensando em tentar uma vaga para o curso de
sistemas de informação ou para jornalismo.
Notas da
redação
As
competências avaliadas no Enem são:
1 -
Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa;
2 -
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de
conhecimento para desenvolver o tema;
3 -
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e
argumentos em defesa de um ponto de vista;
4 -
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção
da argumentação;
5 - Elaborar
proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos
humanos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário