sábado, 13 de junho de 2015

Hillary Clinton defende a classe média em discurso de campanha nos EUA


Ex-secretária de Estado participa de primeiro evento como pré-candidata.
Democrata tenta ser indicada do partido para disputar a presidência.
A ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado americano Hillary Clinton realizou neste sábado (13) seu primeiro discurso como pré-candidata oficial do Partido Republicana à presidência dos Estados Unidos, em um comício em Nova York.
Ela usou o evento para defender novas políticas destinadas a beneficiar a classe média. “A prosperidade não pode ser apenas para CEOs e gerentes de fundos financeiros. A democracia não pode ser apenas para bilionários e corporações”, afirmou, segundo a CNN. “A America não pode ter sucesso a não ser que vocês tenham sucesso”.
Hillary, de 67 anos, descartou em uma única frase as questões sobre sua idade ao destacar que será a primeira mulher presidente mais jovem do país.
"Talvez não seja a mais jovem entre os candidatos a esta eleição", ironizou ela ela ante milhares de simpatizantes em uma praça de Nova York. "Mas serei a mulher presidente mais jovem da história dos Estados Unidos... E a primeira avó!"
Ela declarou ainda que apresentará uma série de propostas nas próximas semanas, mas já deu algumas pistas: reforma fiscal para estimular as empresas a investir nos Estados Unidos, ajudar os empreendedores, aumentar o orçamento para a pesquisa e converter os Estados Unidos na "superpotência das energias limpas no século XXI".
Hillary Clinton lançou assim oficialmente sua campanha à pré-candidata à presidência dos Estados Unidos realizando um grande comício em Roosevelt Island, no East River.
Hillary recebeu a multidão acompanhada pelo marido, Bill, e a filha do casal, Chelsea.
Em um vídeo exibido na sexta-feira, Clinton afirmou que busca a presidência para lutar pela classe média: "todo mundo merece a oportunidade de tirar proveito do potencial que Deus lhe deu, este é o sonho que compartilhamos, a batalha que devemos lutar".
"Meu pai, filho de um operário de fábrica, pôde criar uma pequena empresa, minha mãe, que nunca foi à universidade, pôde ver a filha na universidade", destacou Hillary Clinton, 67 anos.
"Todos os dias os americanos e suas famílias precisam de um campeão que lute por eles, e quero ser este campeão", acrescentou Hillary.
Grande favorita às primárias do Partido Democrata, a ex-primeira-dama e ex-secretária de Estado americano privilegiou, desde o anúncio de sua candidatura, em 12 de abril, as pequenas reuniões, em particular nos estados de Iowa (centro) e New Hampshire (nordeste).
Segundo uma pesquisa da Universidade Quinnipiac, publicada no final de maio, Clinton teria 57% dos votos de eleitores democratas, muito à frente do senador de Vermont Bernie Sanders (15%) e mais ainda do vice-presidente Joe Biden (9%), que até o momento não lançou sua candidatura.

De acordo com a consulta, só os republicanos Rand Paul e Marco Rubio representariam uma ameaça para Clinton.

Nenhum comentário:

Postar um comentário